RSS

As notas

Voted best burger in town

Albert Camus escreveu, em 1942, o romance O Estrangeiro, no qual Meursault mata um árabe e é julgado culpado por um tribunal, não pela hediondez do crime, mas pelo fato de não ter chorado no enterro de sua própria mãe. O livro denunciava a subjetividade da ciência humana que é o Direito, e a verdade é que não se pode resumir experiências e sentenças em cálculos e números exatos.

A mesma coisa acontece em nosso blog. As notas são atribuídas de acordo com um sistema falho, é verdade, porém tão falho quanto a gastronomia e suas várias variáveis. O ranking vai de A a F-, passando por todas as letras do alfabeto da primeira até a sexta, podendo vir acrescida de um sinal de positivo ou negativo para enfatizar agravantes ou atenuantes daquela nota.

Assim como na ginástica artística, os hambúrgueres vivem sob o símbolo de uma nota base que é calculada de acordo com alguns critérios prévios — digamos, o “grau de dificuldade”, para usar um jargão do esporte supracitado. O preço alto, por exemplo, eleva as expectativas, o que torna a queda maior. A inventividade sugere ousadia, e isso é atenuado da nota final, ao mesmo tempo em que esperamos que a receita tenha passado pelo crivo do chef d’oeuvres antes de ser jogado no cardápio. Outros critérios pré-degustação incluem atendimento, apresentação e tempo de espera.

A degustação incorpora uma avaliação da receita geral e dos ingredientes separadamente, bem como sua escolha e preparação. Generosidade e condimentos ao gosto do freguês contam pontos, mas cobrar por um ketchup ou uma maionese colocará a matéria em questão em maus lençóis.

A resultante de todos esses fatores, combinados a uma avaliação conjunta dos críticos do geral determina a nota final. Não se propõe que o sistema seja infalível e inflexível, mas que, atendendo a todas as humanidades, respeite um estômago que ronque e um coração que bata.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: